POLÍTICA DE PRIVACIDADE E DE PROTECÇÃO DE DADOS PESSOAIS DA FENACAM – FEDERAÇÃO NACIONAL DAS CAIXAS DE CRÉDITO AGRÍCOLA MÚTUO, FCRL PARA O WEBSITE: WWW.FENACAM.PT
O Regulamento Geral sobre Protecção de Dados Pessoais da União Europeia (RGPD) – Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016, estabelece as regras relativas à protecção de dados pessoais de pessoas singulares, sendo aplicável directamente na ordem jurídica portuguesa, desde 25 de Maio de 2018.
A FENACAM – Federação Nacional das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo, FCRL (FENACAM), pessoa colectiva nº 500831742, com sede na Rua Professor Henrique Barros, nº 4, 7º piso, 2685-338 Prior Velho, enquanto Responsável pelo Tratamento de Dados ou Subcontratante, está empenhada em cumprir todos os seus deveres em sede de protecção de dados pessoais de todas as pessoas que, directa ou indirectamente, lhe confiam os seus dados pessoais.
Consideram-se “dados pessoais” qualquer informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável, i.e., susceptível de ser identificada, directa ou indirectamente, através de referenciadores como o nome, dados de localização, dados de contacto, entre outros.
Para os fins desta Política de Privacidade importa compreender outros conceitos relevantes:
A FENACAM respeita as melhores práticas no domínio da segurança e da protecção dos dados pessoais tendo, para o efeito, tomado as medidas técnicas e organizativas necessárias por forma a cumprir o RGPD e garantir a protecção e confidencialidade dos dados pessoais a que tem acesso no cumprimento das suas obrigações estatutárias, assegurando que o tratamento dos mesmos é lícito e transparente. A FENACAM desenvolve assim um trabalho contínuo de garantia da segurança e da confidencialidade dos dados fornecidos pelos respectivos titulares, tratando a informação nos termos legalmente previstos. Neste contexto, poderá solicitar ao utilizador que disponibilize determinadas informações pessoais sempre que esteja em contacto com a FENACAM. O utilizador não é obrigado a fornecer as informações pessoais solicitadas, mas, caso opte por não o fazer, poderá não conseguir aceder aos serviços colocados ao dispor pela FENACAM, nomeadamente aceder a serviços electrónicos online disponíveis no web site bem como a área(s) reservada(s) ou responder a eventuais dúvidas que possa ter.
Em geral, os dados pessoais recolhidos têm como fundamento a gestão da relação com os utilizadores, a prestação de serviços, a adequação dos serviços às necessidades e interesses dos titulares dos dados, nomeadamente para efeitos de acesso a funcionalidades específicas dos serviços prestados, a sugestões de conteúdos, a acções de formação, eventos e workshops relacionados com as áreas de actuação da FENACAM. Adicionalmente, os dados pessoais poderão, ainda, ser tratados para efeitos de cumprimento de obrigações legais e para fins disciplinares.
Assim, podem ser recolhidas várias informações dos utilizadores, nomeadamente, endereço de IP, o nome, número de identificação fiscal, data de nascimento, contacto telefónico, endereço de correio eletrónico, morada fiscal e número de cartão de cidadão ou bilhete de identidade. Poderão também ser recolhidos dados do seu percurso académico e profissional.
Pode ainda, a FENACAM, solicitar o fornecimento de certas informações de identificação pessoal que podem ser usadas para contactar ou identificar o(s) interessado(s), designadamente:
Para cumprimento dos seus deveres e para a prestação de um serviço de qualidade, a FENACAM poderá ter de comunicar os seus dados pessoais a outras entidades.
A FENACAM compromete-se a ceder os seus dados apenas a Subcontratantes que prestem as garantias necessárias de protecção de dados pessoais legalmente exigidas para o efeito, celebrando com estas entidades um Acordo de Tratamento de Dados ao abrigo do artigo 28.º do RGPD.
Para além dos subcontratantes, a FENACAM poderá ter de comunicar os seus dados pessoais às seguintes categorias de destinatários:
Nos termos da legislação aplicável, o utilizador poderá solicitar, a todo o tempo, o acesso aos dados pessoais que lhe digam respeito, bem como a sua rectificação, eliminação, limitação do seu tratamento, a portabilidade dos seus dados ou opor-se ao seu tratamento. Pode ainda retirar o seu consentimento caso o tenha dado, não invalidando, no entanto, o tratamento efectuado até essa data com base no consentimento previamente dado.
Para o exercício de qualquer dos direitos acima referidos o utilizador deverá submeter um pedido por escrito para o seguinte contacto:
O titular dos dados tem ainda o direito de apresentar qualquer reclamação à autoridade de controlo competente nos termos da Lei – Comissão Nacional de Protecção de Dados (www.cnpd.pt).
A FENACAM designou um Encarregado de Protecção de Dados (DPO) que pode ser contactado, sobre estas matérias de tratamento e protecção de dados, através dos seguintes contactos:
*Chamada para rede fixa nacional
Os dados pessoais tratados pela FENACAM serão conservados pelo período necessário à execução das finalidades definidas nesta Política de Privacidade ou por período mais alargado, após o seu termo, pelos prazos de prescrição ou caducidade referentes aos direitos que deles resultem, por determinação legal, contratual, ou exercício de direitos no âmbito de eventuais acções judiciais.
Para mais informações consultar política de cookies em vigor: https://fenacam.pt/politica-de-cookies/
Os nossos sites podem conter links para outros sites que não são operados pela FENACAM. Ao clicar num link de terceiros, será imediatamente direccionado para o site desse terceiro, pelo que aconselhamos vivamente que reveja a política de privacidade de cada site que visitar.
A FENACAM não tem controlo e não assume responsabilidade pelo conteúdo, políticas de privacidade ou práticas de quaisquer sites ou serviços de terceiros.
A FENACAM pode actualizar a sua Política de Privacidade sem necessidade de prévio consentimento dos titulares dos dados. Contudo, quaisquer alterações significativas serão comunicadas e divulgadas pela FENACAM nos seus canais.