Responsabilidade Social

Com mais de 100 anos de actividade, o Crédito Agrícola tem contribuído em permanência para o desenvolvimento económico, social e cultural das regiões onde as Caixas Associadas estão fortemente implantadas. Os princípios e valores cooperativos constituem características intrínsecas ao Grupo CA e às sociedades que o compõem.

Com a maior rede de agências do país, marcada pela elevada ramificação e interioridade, o Crédito Agrícola continua a garantir a acessibilidade aos serviços financeiros em localidades economicamente mais desfavorecidas e com menor densidade populacional. Por sua vez, a FENACAM, através da sua política de responsabilidade social, desenvolve um modelo de prestação de serviços e de negócio eficiente e responsável, caracterizado por um forte compromisso social, reflectindo a estratégia e os princípios básicos de atuação do Grupo CA.

Números da Diferença

Os números que demonstram como o Grupo Crédito Agrícola, com mais de 100 anos de vida, constrói o futuro com a solidez do presente.

A Comunidade CA

  • 300 000 Associados do Crédito Agrícola
  • 1 800 000 Clientes do Crédito Agrícola
  • 697 Localidades onde só existe Agência ou ATM do CA
  • 630 Agências do Crédito Agrícola

Oferta Sustentável

  • 967 contas de serviços mínimos bancários no sector financeiro
  • 319 milhões de euros em financiamento para micro e pequenas empresas em 2017
  • 432,7 milhões de euros financiados a empresas de sectores estratégicos da economia portuguesa em 2017
  • 1,47 mil milhões de euros volume de crédito à fileira de agronegócio
  • 1,043 mil milhões de euros de volume de crédito ao sector agrícola (23,3% de quota de mercado)

Ajuda Mútua ao Desenvolvimento

  • 447 PME líderes/excelência distinguidas pelo CA
  • 6 Projectos premiados no âmbito do Prémio Inovação CA
  • 600 Participantes no ciclo de 6 seminários sobre inovação na “Agricultura, Agroindústria, Floresta e Mar”

O CA e o Sector Social

  • 3,6 milhões de investimento em iniciativas de responsabilidade social na comunidade
  • 64% do investimento foi partilhado através de donativos, e
  • 36% do investimento foi partilhado através de Patrocínios
  • 41% deste apoio foi destinado a Instituições de Solidariedade Social seguindo-se as organizações Culturais e de Desporto
  • 155 de instituições apoiadas em 2019

Aposta na Comunidade Local

  • 37% dos Colaboradores das CCAM habita a menos de 10 km da agência onde trabalha
  • 56% dos contractos plurianuais foram contratualizados com fornecedores locais, estando excluídos deste número os fornecedores de electricidade, água e gás
  • 23% dos valores dos contractos foram contratualizados com fornecedores locais

Campanhas Solidárias

Conheça algumas das iniciativas
mais recentes da FENACAM

Combate ao Vírus COVID

A FENACAM atenta à realidade pandémica e às necessidades mais prementes manifestadas por inúmeras entidades que têm por missão cuidar, tem vindo a desenvolver várias iniciativas de apoio às comunidades locais na resposta e combate ao vírus COVID-19. No contexto doou material de protecção, que incluiu toalhetes de desinfecção, gel de mãos, spray de limpeza desinfectante e máscaras descartáveis, no valor total de 41.000 euros, a várias Santas Casas de Misericórdia, Associações Humanitárias de Bombeiros e à Cáritas Portuguesa.

Também ofertou três monitores de sinais vitais a unidades de saúde pública – Centro Hospital de Tondela-Viseu e Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (Amadora), ascendendo a 16.000 euros.

10 Milhões de estrelas – Um Gesto pela Paz

Uma Campanha solidária em que a FENACAM mobilizou as Caixas Agrícolas no apoio às famílias portuguesas.

O total das verbas recolhidas durante os meses de Dezembro – Fevereiro ascendeu a 9.260 euros e destinou-se a apoiar a acção de cada Cáritas diocesana no seu trabalho de apoio às pessoas necessitadas, não apenas em Portugal, mas também nas comunidades mais frágeis ao nível internacional.

O Meu Gesto Pelo Nosso Portugal

A Campanha solidária que, por iniciativa da FENACAM, juntou o sector cooperativo e a Cáritas Portuguesa, em torno de uma causa social. Esta campanha, apadrinhada pela Presidência da República, e que obedeceu a uma extraordinária logística, permitiu até à data angariar donativos financeiros e em espécie (produtos de segurança COVID e víveres) no valor total que ascende 100.000 euros.